Cidades

Niterói é o único município do Rio no ranking de avaliação de contas públicas

Em todo o país, apenas Niterói e outros 16 municípios atingiram o conceito máximo, sendo que nenhum deles é capital. A conquista se deu graças a uma série de medidas implantadas desde 2013 para sanear as contas públicas, comprometidas pelas gestões anteriores. Rodrigo Neves, prefeito de Niterói, diz que no início de sua primeira gestão, a equipe decidiu encarar a crise como um desafio. “Investimos na modernização, cortando gastos e mudando prioridades. Conseguimos honrar nossos compromissos, pagando salários e fornecedores em dia, além de tirar obras importantes do papel, como a TransOceânica e o túnel Charitas-Cafubá”, diz Neves.

Categorias como Receita Própria e Investimentos ganharam nota máxima. Outros indicadores, como Gastos com Pessoal, Liquidez e Custo da Dívida também conquistaram boas notas. A secretaria municipal de Planejamento, Modernização da Gestão e Controla aponta um conjunto de dezenas de medidas para recuperar as finanças, aplicadas a partir de 2013. “A cidade estava com dívidas, salários atrasados, não conseguia receber recursos federais e de agências internacionais por causa disso”, garantiu Giovana Victer, responsável pela pasta.

A partir daí, a prefeitura fez um amplo planejamento para reduzir despesas, modernizar a máquina, aumentar a transparência na aplicação desses recursos e investiu também em parcerias com a iniciativa privada. As ações melhoraram os gastos públicos sem precisar aumentar os impostos. Agora, o município colhe os frutos: servidores recebem em dia, 22 escolas estão sendo reformadas ou construídas, o hospital pediátrico Getulinho está funcionando bem e ainda há os investimentos em grandes obras, como a TransOceânica – a maior obra de mobilidade urbana da história da cidade.

As novidades não param por aí. Graças à disciplina financeira, este ano os servidores municipais receberam a primeira parcela do 13º salário em julho. Para se ter uma ideia das conquistas, em 2005, na primeira avaliação da pesquisa, Niterói ficou em 657º lugar no ranking do IFGF. Hoje, o município ocupa com muito orgulho o 1º lugar no estado e a 6ª colocação em todo o Brasil. Em outras palavras, a cidade sorriso tem ainda mais motivos para sorrir.

< Bandidos roubam van escolar em Niterói com duas crianças dentro Botafogo avança na Libertadores e elimina mais um campeão <